Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apresentação da Turma 2ª e 4ª Tarde

Caros colegas Professores/Cursistas

Quem é você?

A interação professor x aluno e vice versa é o elemento fundamental do sucesso de um curso, portanto é interessante, então, que nos conheçamos melhor, não acha? Fale-nos de você seguindo as orientações abaixo:

Escreva um texto sobre você, sua formação, sua vida e atividades que desenvolve e algo mais que achar relevante. Busque resgatar seus momentos de relacionamentos com algum tipo de tecnologia e com computadores. Conclua seu texto ressaltando como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal.

Bom Curso!

17 comentários:

  1. QUEM SOU EU

    Me chamo Renato Barreto de Santana, sou casado e tenho 31 anos de idade. Sou Funcionário Público Estadual, com graduação em Química Industrial e Licenciatura Plena em Química, atualmente estou lotado na Escola Lauro Sodré, onde desenvolvo minhas atividades no turno da manhã.
    Pretendo em breve (agosto/2011) iniciar meu curso de mestrado em Química na UFPA e sempre quis trabalhar a Química dentro do eixo – Tecnologia, Informação e Educação – por esse motivo vi nesse curso a perspectiva de colocar em prática meu projeto profissional. Além disso, como tenho certa afinidade com a área de informática quero agregar mais conhecimentos na área para socializá-los entre meus colegas de trabalho com uma linguagem acessível e com uma metodologia que lhes seja de fácil apreensão.
    Acredito que num futuro bem próximo poderemos fazer mudanças sensíveis no processo de ensino-aprendizagem, através de ferramentas que envolvam o aluno de maneira lúdica ao mesmo tempo que tira esse mesmo aluno do campo da abstração despertando-o para uma outra realidade, até então por ele desconhecida, que é fascinante e real.
    Finalmente, tenho plena convicção que no mundo da informática e das tecnologias há coisas bem mais interessantes que simplesmente navegar nas redes sociais e nas salas de bate-papo, sem tirar é claro o merecido valor e seu lado positivo na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Rosângela Rodrigues
    Escola Lauro Sodré
    Turma:2ª e 4ª tarde
    QUEM SOU EU


    Me chamo Rosângela de Sousa Rodrigues, casada, tenho 54 anos de idade e sou Funcionária Pública Estadual há 25 anos. Atualmente, exerço a função de vice – diretora pela manhã e a tarde estava lotada na sala de vídeo, ambas as funções na E E Lauro Sodré.
    Casei-me aos 16 anos de idade e, diante da necessidade e da responsabilidade em educar meus filhos (03) minha formação pedagógica ficou em segundo plano. Somente após 08 anos de casada voltei a estudar concluindo o Ensino Médio. Mais uma vez acomodei-me ficando assim mais 08 anos sem voltar aos estudos. Após este tempo assumi com bastante empenho o preparatório para o vestibular tendo sido aprovada em duas universidades (Pública e Particular), no Curso de Formação de Professores das Séries Iniciais e depois tornei-me Especialista na Área de Gestão Escolar. Concomitantemente as atividades citadas no início deste, temos um comércio em Marituba e ao sair da escola dirijo-me para lá.
    Gosto muito de me dedicar as atividades da Igreja (Católica) e sempre me disponho em ajudar um abrigo para idosos mantido por uma congregação de freiras.
    O grande interesse em participar do curso de Educação Digital deve-se ao fato de poder colaborar com quem não sabe utilizar este meio de comunicação tão importante nos dias atuais de maneira que eu possa ser útil; afinal estamos aqui para servir e ajudar uns aos outros.

    ResponderExcluir
  3. QUEM SOU EU?

    Sou Marileia Corrêa Lima. Uma pessoa determinada que está sempre em busca de novas informações para um melhor aprimoramento de minha prática pedagógica; pois como educadora necessito está em constante aperfeiçoamento.
    Tenho formação em pedagogia, especialização em gestão escolar, estou cursando licenciatura em computação, Sou professora do Ensino Fundamental I Funcionária pública da prefeitura de Barcarena há três anos, mas já estou na área educacional a dezoito anos. Com os conhecimentos adquiridos busco utililizar em minha prática afim de despertar a curiosidade e o interesse dos educandos em aprender, tudo isso com a finalidade de prepara-los a enfrentar os novos desafios que com certeza surgirão em suas trajetórias de vida.
    Em minha prática pedagógicas procuro desenvolver uma atividades interativa onde prevalece o diálogo e a troca de opiniões entre educando educador e juntos aprendemos uns com os outros. Esta prática pedagógica não pode ser algo inflexível, é preciso reflexão constante, e disposição para enfrentar as mudanças, pois não posso ficar anacrônica aos novos avanços tecnológicos. Preciso acompanhar os avanços da tecnologia.
    Acompanhar os avanços tecnológicos é uma necessidade da atualidade, está pronto a mudança é algo desafiador. Espero que este curso possa me possibilitar novos mecanismos para poder utilizar o laboratório de informática como extensão de minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Quem sou eu

    Joselene Ferreira de oliveira, licenciatura plena em pedagogia, com especialização em orientação educacional, atualmente trabalhando na Escola Tenente Rêgo Barros, de primeira a quarta série com as disciplinas de ciências e matemática.
    Acredito que a informática vai ajudar muito no meu desenvolvimento
    social, profissional e também no relacionamento com meus filhos, até porque
    no mundo em que vivemos e a clientela que atendemos estão em constantes mudanças, pois a cada dia surgem variedades de recursos tecnológicos e não podemos mais ficar alheios a tais transformações.
    Necessitamos conhecer e aprender manusear esses recursos para colocarmos em prática nas salas de aula , tornando assim as aulas mais agradáveis e interessantes, pois acredito que dessa forma o conhecimento terá mais significado para o aluno como também para minha realização profissional.

    ResponderExcluir
  5. QUEM SOU EU?

    Eu, Sandra Regina da Silva Lobo , aos 18 anos conclui o Magistério na Escola Estadual “ Avertano Rocha”,em Icoaraci – Belém - Pará. No ano seguinte já comecei a trabalhar.
    No inicio me senti muito insegura em relação aos conteúdos abordados e o relacionamento com os alunos. Me casei , tive filhos e só depois de algum tempo foi que me preocupei em fazer a graduação. Fiz a minha graduação na UNAMA no curso de Ciências com Habilitação em Matemática, foi um tanto quanto puxado,pois já trabalhava e tinha filhos pequenos,mas com todo esforço consegui concluir o curso e me formar.
    Já tive experiência com todas as séries,fui me aperfeiçoando e conseguir ter uma boa metodologia de trabalho.......
    Há pouco tempo conclui meu curso de Especialização na área de Educação Matemática na Universidade Federal do Pará. Sempre que posso gosto de participar de cursos que possam me ajudar a dinamizar e melhorar a prática no processo ensino-aprendizagem. Trabalho no Estado e no Município.
    No Estado já tenho 28 anos de trabalho em sala de aula e 48 anos de idade e no Município ainda faltam uns sete anos para completar os 25 .Mas tinha muita vontade de fazer este curso para poder trabalhar no Laboratório de Informática,e agora como consegui vou me dedicar bastante para poder conseguir o meu objetivo. Estou gostando bastante e são novidades que irão somar no processo ensino-aprendizagem dentro do contexto atual.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sou Professor Augusto Paes, formado em História pela Universidade Federal do Pará. Concursado na Rede Pública Estadual de Ensino há 3 anos e atuando na Rede privada de ensino há 11 anos.
    A título de formação continuada, estou cursando pós-graduação em História da África e Cultura Afro-Brasileira e do Curso de Informática Educacional do NTE.
    Estou participando deste curso com o objetivo de ampliar minha qualificação e, portanto, obter novos conhecimentos, através das ferramentas o mesmo possibilita.
    Minha visão a partir do curso é, além de melhorar minha prática cotidiana educacional, obter elementos e a formação adequada para assumir o Laboratório de Informática da escola em que trabalho.
    O uso da informática como ferramenta educacional é imprescindível, pois, possibilita uma interação maior no educando, seja como meio de pesquisa; como meio de produção; como construção do conhecimento a partir dos elementos disponíveis.

    ResponderExcluir
  8. QUEM SOU EU...

    A minha historia é como a todo o brasileiro: uma história de luta e cheia de aventuras vitoriosas. Tenho na cabeça uma comparação de mim: “como um pássaro nasci para voar, não acima das nuvens da poluição industrial, mas acima das nuvens da impossibilidade de um país bom para morar e injusto para se viver.
    Desde os meus três aninhos de idade até hoje eu sempre estudei, acho que é o meu destino, sei que existe um maravilhoso proposito para tanto estudo. Primeiro estudava para as provas da escola, depois para o vestibular, em seguida para as provas da universidade, para as provas de concursos públicos na minha área que é Química licenciatura, estudei para ministrar as aulas de laboratório e aulas particulares a alunos do ensino médio e fundamental. E agora continuo estudando neste curso de introdução a educação digital.
    Como sitei, estou me formando em Química licenciatura pela Universidade Federal do Pará e tenho enorme satisfação em ensinar, ver que outras pessoas estão aprendendo comigo, jovens com a mesma idade que a minha e isso me inspira muito e tenho certeza que sou um norte para eles, alguém em quem eles se motivam, como já ouvi: “se você professor, tão jovem já conseguiu, creio que eu também conseguirei ... “.
    Portanto, tenho em meu coração e frase que me faz vencer dita pelo meu mestre e salvador, Jesus Cristo e a mesma digo aos meus alunos “... Nada é impossível para aquele que crer.” e minha expectativa com este curso é galgar num futuro bem próximo um currículo bem qualificado e um experiencia profissional em informática.
    O meu nome é Marcos Melo, tenho 21 anos de idade e trabalho na escola de aplicação da UFPA -NPI.

    ResponderExcluir
  9. Quem sou eu?

    Meu nome é Osvaldina Barbosa dos Santos. Sou Professora lotada no Órgão Federal, atuo nessa área à 24 anos, iniciei minha carreira em 1987 no Estado do Amapá. Em 2006, vim transferida para Belém.Atualmente trabalho na Escola Tenente Rêgo Barros, uma escola militar pertencente a Aeronáutica.
    Tenho Licenciatura Plena em Pedagogia, estou cursando Especialização em Educação Ambiental, Porém trabalho com a disciplina em Língua Portuguesa no 5º Ano do Fundamental1.
    Meu objetivo com relação ao Curso de Informática, dar- se- a com o intuito de orientar e auxiliar meus alunos no Laboratório de Informática. Haja visto que nesse setor não há um profissional disponível.
    Após a conclusão do curso, pretendo elaborar um miniprojeto visando “ Comunicação Virtual” para que os alunos possam entender e compreender o sentido da comunicação e seu avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
  10. Belém, 25 de maio de 2011

    Quem sou eu...

    Elen Rosa dos Reis, este é o meu nome e com ele me identifico por revelar poeticamente a sensibilidade e a força de viver que carrego no coração. Tal vez, por isso abracei minha vocação de ser educadora, pois antes mesmo de cursar a universidade eu já trabalhava com crianças na igreja, e sempre tive a curiosidade de saber como as pessoas aprendem para ajudá-las a crescer em conhecimento.
    Hoje, sou graduada em Pedagogia pela UFPA, possuo as habilitações em Coordenação, Administração e Séries Iniciais, também possuo especialização em “Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente”. Creio que minha formação não irá parar por aqui, pois é inerente aos educadores sempre buscar novos conhecimentos.
    Já trabalhei 5 anos entre prestações de serviços e contratos na prefeitura de Belém, mas agora - “Graças à Deus” - estou concursada no serviço público federal na “Escola Tenente Rego Barros”, “coincidência” da vida, lugar onde estudei quase minha vida toda. Estou tendo a honra e alegria de rever algumas das minhas professoras, hoje minhas colegas.
    Trabalho com as séries iniciais do Ensino Fundamental I e estou na busca de ampliar os recursos pedagógicos a serem utilizados em minhas aulas, visto que nossa sociedade do séc. XXI tem um novo ritmo de vida e a educação precisa acompanhar os avanços tecnológicos e a nova forma de pensar que com eles se forma. Por isso, minha aspiração ao participar do “Curso de Introdução à Educação Digital” é também alcançar novos horizontes em minha profissão.

    Elen Rosa dos Reis

    ResponderExcluir
  11. Me chamo André Teixeira, sou professor da rede estadual de ensino, formado em filosofia e psicologia pela Universidade Federal do Pará. Acredito que o trabalho do professor é um desafio diário no sentido de formar-se e formar. Neste sentido, a capacitação para o uso de novas tecnologias agrega valor ao meu conhecimento e me fornece recursos de inovação à minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  12. QUE SOU EU


    Vera Lopes tenho 23 anos, solteira, nascida em Cametá uma pequena cidade do interior do Pará, estudante de licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará. Minha família é toda de professores e sempre tive o apoio de minha mãe para o mundo do conhecimento, o qual foi essencial para despertar em minha vida a grande busca pelo saber. Atualmente sou estagiária em um programa do Governo Federal vinculado a UFPA, chamado de Sistema de monitoramento e Avaliação-ProJovem Urbano, onde atuo juntamente com os supervisores nos municípios de toda região norte do Pará, no estado do Amapá. Esse programa é destinado para jovens de dezoito à vinte nove anos que certifica o aluno com o ensino fundamental. Portanto tenho um grande sonho que é lecionar o ensino da química com qualidade voltado para o cotidiano do aluno fazendo despertar nele seu interesse pelo fantástico mundo químico. Sou idealizadora e sei que a busca por tal mudança na educação não é tão fácil, mas como professora irei fazer a diferença na sala se aula e por onde eu passar. Por tanto optei em fazer o curso de introdução à educação digital, pois acredito que quanto maior o conhecimento melhor é a qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  13. O início...
    Meu nome é Fabrício Borges Santa Brígida, inicie meus estudos na capital paraense, Belém, em 1976 no Instituto Catarina Labouré, onde conclui à época denominado de primeiro grau. Dei continuidade nos estudos no Centro de Ensino Técnico do Estado do Pará – CETEP em 1991 aos 17 anos. Prestei vestibular para inúmeras universidades após a conclusão do ensino médio,fui aprovado em duas universidades, na UNAMA (Universidade da Amazônia), no curso de Administração e na UEPA (Universidade do Estado do Pará) no curso de Pedagogia. Conclui primeiramente o curso de Administração e no ano posterior o curso de Pedagogia. Busquei me especializar para atuar e buscar melhor posicionamento no mercado de trabalho, Mudei para São Paulo, com o intuito de cursar Psicopedagogia na PUC-SP, o que realizei com sucesso. Retornei para Belém e na busca por trabalho e conhecimento conheci o curso de Turismo da Universidade Federal do Pará, para qual prestei novamente vestibular e fui aprovado. A partir daí desenvolvi uma carreira acadêmica cursando outras duas especializações – Ecoturismo e Docência do Ensino Superior – Fui professor substituto da Universidade Federal do Pará, no curso de Turismo, lecionei em diversas instituições de ensino superior como FAPAN, FAPEN, FABEL, ESAMAZ. Sou concursado do estado, no Cargo de Técnico em Educação, atuando como Vice Diretor.
    A informática é uma realidade que não podemos ignorar e temos que cada vez mais buscar formação para poder atuar em todos os ramos do conhecimento da atualidade.
    O Curso de informática do NTE servirá para melhor desenvolver minha carreira e ajudar no desenvolvimento de minhas funções na Escola em que atuo.

    ResponderExcluir
  14. Me chamo Terezinha de Fátima Oliveira de Souza, meu primeiro curso foi o de Magistério o que me permitiu ingressar no mercado de trabalho na área da Educação Fundamental, já há um certo tempo; possuo graduação no Curso de Bacharelado em Administração de Empresas realizado na UNAMA e há dois anos, conclui um curso de graduação de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Mas sempre senti que precisava participar de um curso de Informática, a fim de poder me tornar atualizada na área digital e até mesmo da necessidade com que todas as pessoas têm, pois sem dúvida alguma, estamos na Era Digital. Portanto, nos resta procurar meios de como ingressar nesse caminho;estou muito feliz com o curso que ora realizo aqui no NTE, sinto que aos poucos estou quebrando as barreiras e atingindo tal objetivo.

    ResponderExcluir
  15. Quem sou eu?

    Sou Francisnei de Freitas Melo, professor de Matemática e Especialista em Educação na Informática pela Universidade Estadual do Pará ( UEPA ),gosto de estudar, adoro fazer coisas diferentes e viajar com minha família.
    No campo profissional pretendo fazer outro curso voltado para a área de economia. Tenho muitos sonhos que também pretendo realizar num futuro bem próximo.
    Em relação ao curso introdução à Educação Digital, pretendo ampliar os meus conhecimentos - neste novo sistema operacional conhecido como Linux - pois eu já tinha relevante domínio desta plataforma, e agora vou aprofundar ainda mais.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir