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quarta-feira, 25 de maio de 2011

I Semana - Atividade 1 - II Encontro

Atividade de prática pedagógica
Retome o tema por você listado, na aula anterior, e após a leitura e análise de no mínimo três textos da lista, organize o conteúdo da análise em forma de um trabalho acadêmico contendo:
Tema

Introdução: (Apresentação/ definição dos objetivos)
Desenvolvimento (expressão do conhecimento, ou seja, expressar o que foi coletado de forma a se perceber introdução, desenvolvimento e conclusão)
Conclusão do trabalho: ressalte sobre a importância dessa pesquisa, (o que não sabia e o que aprendeu? Qual a relação desse tema com a sua disciplina.
2º) Após elaborar seu texto utilize os recursos do editor de texto do BrOffice.org Writer. Depois de pronto poste seu texto aqui.

18 comentários:

  1. Tema: A Importância da Coleta Seletiva e a Construção de Brinquedos Educativos Através da Reciclagem.
    Introdução: As preocupações a respeito do aumento da degradação do planeta têm fomentado discussões na busca de se encontrar estratégias para melhorar a qualidade de vida, antes que os danos causados até aqui se transformem em ameaça maior. Nesse contexto, um dos problemas latentes é a questão do lixo. Muitas são as conseqüências sofridas pela sociedade, por causa da falta de informação e de posturas que melhorem o tratamento dado aos dejetos produzimos diariamente.
    Na tentativa de tornar este tema significativo, especialmente para as crianças do primeiro anos das séries iniciais do Ensino Fundamental, este projeto tem por objetivos:
    - Compreender a importância da coleta seletiva.
    - Aprender como construir brinquedos educativos através da reciclagem.
    - Incentivar a inserção de novos hábitos quanto o tratamento do lixo no cotidiano das
    Desenvolvimento A pesquisa realizada apontou que precisamos ver o lixo como um dos mais graves problemas da sociedade, ou seja, são resíduos diversos que são descartados por empresas e pessoas, e que precisam de um destino certo. Os maus hábitos estão se alastrando e precisamos rever o nosso consumismo antes que os problemas aumentem.
    Na coleta de dados primeiro vemos os diferentes tipos do lixo, sua coleta seletiva e a moda dos três R’s que inclui a reciclagem. Depois, foram selecionados modelos de brinquedos com materiais reciclados, que podem ser feito por alunos,
    Conclusão: O desenvolvimento dessa pesquisa foi muito importante para aprofundar os assuntos em questão e ampliar para as nossas escolas essa discussão, para dar à sociedade atual o direito de se posicionar e melhorar as condições da nossa sobrevivência e de todas as formas de vida do planeta.
    Acrescentou-me muito conhecer o tempo de decomposição dos materiais, a importância dos 3 R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar e os modelos de brinquedos construídos a partir de sucatas. Por isso, essa pesquisa contribuiu para enriquecer a minha prática pedagógica, visto que posso utilizar as informações coletadas e os modelos de brinquedos feito com sucatas em minhas aulas.
    Aluna: Elen Rosa dos Reis- Tarde

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  2. O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO, ENSINO-APRENDIZAGEM

    O computador tornou-se um componente indispensável na realidade da atual sociedade brasileira. Dessa forma, a educação não poderia deixar de ser incluída em tal contexto. Atualmente, as escolas brasileiras já estão equipadas com laboratórios de informática e seus docentes passam por um processo de adaptação a essa nova tecnologia. Por conseguinte, se abre uma nova visão para o trabalho dos professores, e consequentemente, surge a necessidade de adotar novos meios de ensinar os alunos através da inserção do computador
    Com o avanços tecnológicos e a chegada da era da globalização, surge a explosão da informática em todos os setores da sociedade. E o educacional, a mola básica das formações, deve ser pensado e programado, a fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional como um todo. Cabendo a nós, professores, incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do conhecimento
    Este texto tem como objetivo Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didático-pedagógica no processo, ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta.
    Este é um tema o qual gosto muito pois estou cursando licenciatura em computação e pretendo atuar na área e busco através de pesquisas aprofundar-me no assunto. E a cada nova leitura me sinto mais segura que o computador se tornou no mundo contemporâneo um excelente instrumento didático-pedagógico que pode auxiliar na construção do conhecimento, permitir a manipulação de informações, motivar na busca pelo conhecimento, estimular a criatividade e tornar o ensino mais lúdico
    Considera-se esta pesquisa de extrema relevância para a área educacional. Acredita-se que atividades bem planejadas e desenvolvidas de forma adequada no laboratório de informática conduzirão ao aprimoramento do ensino-aprendizagem, transformando as funções do professor-informador em professor- colaborador e o aluno-ouvinte em aluno-pesquisador, em consonância com o Projeto pedagógico da escola, contribuindo para formação de uma memória científica, cultural e artística através das tecnologias educacionais visando atividades de pesquisa, planejamento, produção e exibição e avaliação dos materiais educacionais.

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  4. Tema: A Violência da Escola

    A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
    A escolha do tema o qual nos reportamos deu-se porque esta é algo recorrente na sociedade, ramificando-se nas mais diversas formas tais como: física, psicológica, verbal, sexual, etc. Podendo ser praticada em vários ambientes, no trabalho, em casa, na rua e até mesmo na escola. Sendo este último o foco de nossa discussão, onde objetivamos tecer alguns comentários acerca de suas principais características, bem como suas causas e consequências.
    Mas qual seria a origem de tanta crueldade? A culpada seria a família que com a necessidade de trabalho dos pais, os filhos acabam por ter que frequentar ambientes como creches e berçários de maneira precoce, sem que antes disso a família tenha como acompanhar a formação da personalidade de seus filhos? A culpada seria a escola que não teria a estrutura pedagógica adequada para receber essas crianças? Seria então a falta de politicas públicas direcionadas a este público uma vez que o número de creches no Brasil é bem aquém do necessário?
    A verdade é que a violência escolar explica-se como um pouco de cada uma das situações supracitadas, pois crianças muito novas veem-se longes de seus pais, deixadas em um ambiente que na maioria das vezes não possui condições mínimas para a sua permanência, sendo acompanhadas por pessoas sem a devida preparação e não tem dispositivos que ajudem a modificar a realidade daqueles cuja educação lhes foi confiada.
    Sabemos que onde falta presença efetiva do Estado, sobra exploração da dignidade humana, sendo a escola o local onde as “tribos” se encontram, temos então o choque causado pela diversidade e mal trabalhado por técnicos, gestores, professores e demais atores do processo educacional. Daí, a explosão de brincadeiras de mal gosto, apelidos vexatórios, constrangimentos e humilhações.
    A partir desse momento uma enxurrada de emoções toma conta daquele que sofre a violência, seja ela física ou psicológica, desenvolvendo-se consequências imprevisíveis que culminam em queda do rendimento escolar, apatia e medo de participar das aulas, introversão da personalidade e até mesmo doenças como depressão, esquizofrenia.
    Enfatizamos ainda que o revide por parte do agredido tem sido comum no ambiente escolar e proporcionado muitas manchetes hoje estampadas em jornais e telejornais. Matérias que denunciam até mesmo ataques com armas brancas e de fogo que muitas vezes terminam por ceifar a vida de adolescentes e jovens na flor da idade.
    Em nossa prática pedagógica temos percebido a animosidade entre alunos desde as séries iniciais até o ensino superior, causando em agressores e vítimas verdadeiras “mutilações” emocionais e físicas de difícil reversão. Preocupamos a maneira como a maioria dos pais desconhece a atitude do filho, tendo-o como alguém incapaz de produzir determinados atos, estando nós educadores entre o uso de práticas pedagógicas capazes de ao menos minimizar tais eventos e a utilização de leis específicas dentro do código civil que acabam por punir o aluno.
    Acreditamos que a saída é o desenvolvimento de atividades que tratem da riqueza que há na diversidade, seja ela cultural, religiosa, social, étnica ou de gênero, para que a comunidade escolar aprenda o respeito pelo diferente e desenvolva uma cultura de paz dentro e fora das escolas.
    Outrossim, é o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem a cultura de paz nas escolas e promovam a capacitação de professores e demais profissionais da educação, especialmente aqueles que trabalham em creches, berçários e séries iniciais haja visto a importância dessa fase na formação do ser humano, trabalhando de maneira incisiva e pontual em um problema que tem causado consequências extremamente danosas à sociedade.

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  5. Tema: Violência Escolar

    A violência é algo crescente em nosso cotidiano e vem de longa data causando em nossa sociedade. A violência pode ser física, psicológica, verbal, etc, seja qual for o tipo ela causa danos na maioria das irreparáveis em suas vítimas.
    Hoje em dia, com o advento da internet e a globalização da informação, a violência ganhou notoriedade e a opinião pública vê-se chocada com a banalização da violência, especialmente, da violência escolar que é a mãe problemas de relacionamento, constrangimentos e humilhações e até mesmo do desencadeamento de doenças de cunho psicológico.
    O resultado disso é a perda do interesse em estudar, a queda no rendimento, a introspecção e o isolamento, podendo chegar ao abandono dos estudos. Atualmente, em nossas salas lidamos muito com esse tipo de comportamento e devemos ter posição definida e atitude firme para coibir tal prática e inibi-la através do desenvolvimento de uma cultura de respeito e admiração pelo diferente.

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  6. Gravidez na Adolescência e a relação com a Desistência Escolar

    Sandra Regina da Silva Lobo
    Introdução:
    Adolescência é o período mais delicado do desenvolvimento humano. É uma época de reorganização emocional em que ocorre rápido desenvolvimento físico e mental, que exigem esforço adaptativo intenso por parte do adolescente, que ao mesmo tempo em que é impelido diante de forças internas, é contido por restrições sociais. Observa-se que os adolescentes têm iniciado sua vida sexual cada vez mais precocemente, antes de se encontrarem preparados para as consequências desse ato, como por exemplo, a gravidez. Diversas questões parecem estar relacionadas à ocorrência desse fato, como a falta de orientação sexual no ambiente escolar, a dificuldade de diálogo no âmbito familiar e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
    Gravidez na Adolescência e Desistência Escolar
    A gravidez na adolescência vem se configurando como uma questão de grandes proporções na saúde pública. Geralmente, ocorre de forma não planejada, tampouco desejada, acarretando transtornos para os adolescentes, suas famílias e sociedade. Uma grande e importante consequência da gravidez na adolescência é a desistência escolar. Esta, além de interferir negativamente na qualidade de vida das adolescentes, devido a expô-las a oportunidades de emprego que exigem menor qualificação e, portanto, oferecem menores salários, interfere também em toda a sociedade, posto que esta adolescente, possivelmente, tornar-se-á uma pessoa sem qualificação profissional, com estabilidade financeira e emocional prejudicadas.

    Conclusão
    Nessa pesquisa aprendi a ler primeiro os artigos e verificar qual está mas próximo do meu objetivo de trabalho e este tema é uma das maiores causas da desistência escolar atualmente, pois já tenho 28 anos de trabalho em sala e o que mais a gente ver é adolescente de 13 anos gestantes e desistindo de estudar

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  7. A internet é um meio de comunicação à distância transmitida por computador para que as pessoas possam se comunicar estando perto ou longe de quem está se comunicando.
    Tendo em vista a necessidade de se trabalhar a “Comunicação Virtual” em sala de aula como um conteúdo colaborador para a transformação num ambiente escolar, é que pretendo, auxiliar meus alunos e orientá-los no Laboratório de Informática para onde eles possam desenvolver suas habilidades com mais eficiência, pois essa prática lhe servirá tanto para o convívio do lar quanto para a comunicação do mundo, pois esses são os espaços que colaboram para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à comunicação.

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  8. TEMA; O Enfoque Histórico do Ensino Universitário na Ditadura Militar no Brasil
    Através da Lei Nº 5.540/68.
    INTRODUÇÃO.
    E
    ste trabalho tem a pretensão de contribuir para uma rediscuto de um período
    bastante conturbado e difícil da história brasileira, o Regime Militar (1964-
    1985), mais especificamente na fase de apogeu desta ditadura, os finais dos
    anos sessenta. É minha intenção trabalhar como objetivo geral a analise do
    contexto histórico do ensino superior brasileiro no período da ditadura militar nos anos
    sessenta. Enquanto objetivos específicos pretende-se: refletir sobre a conjuntura histórica da
    ação do regime autoritário, através da Lei 5.540/68 em relação às universidades; Analisar
    como esta reforma autoritária atingiu o cotidiano das universidades brasileiras e suas
    organizações administrativas e políticas; Identificar os múltiplos interesses envolvidos nesta
    reforma das universidades impostas pelo regime militar.
    1 Aluno do curso de introdução a educação digital do núcleo de tecnologia e educação(NTE) Belém-Para.
    Curso de Introdução a informática Educacional – Mario Jorge Santos
    Núcleo de Tecnologia EducacionaDESENVOLVIMENTO.
    O ano de 1968 é considerado impar na história brasileira. A sociedade brasileira,
    principalmente a classe trabalhadora, enfrentava dificuldades econômicas e sociais. Tanto a
    inflação como o desemprego são grandes fantasmas dos trabalhadores brasileiros.
    Politicamente, estamos caminhando a passos largos para a implantação da ditadura na
    concepção da palavra, perdendo um pouco de liberdade que ainda se tinha. As condições
    das universidades no nosso país não são diferentes deste quadro, faltam vagas para
    atender o crescimento da camada estudantil média, daí o número dos excedentes ser
    elevado. As manifestações estudantis organizadas principalmente pela UNE fazem parte do
    cotidiano político-social brasileiro. Diante desta pressão dos estudantes, o Presidente Costa
    e Silva assina o Decreto Nº62.937, de 02 de Julho de 1968, determinando que o Ministério
    da Educação e Cultura (MEC) formasse um grupo de trabalho para estudar uma reforma as
    universidades brasileiras, visando sua eficiência, modernização, flexibilidade administrativa e
    formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento do país. Fruto do
    trabalho deste G.T.R.U., o MEC apresentou ao presidente da republica o relatório final em 16
    de agosto de 1968, contendo propostas para as universidades brasileiras como: A extinção
    do sistema de cátedras e a instituição do sistema de departamentos; Fim do sistema seriado
    e a introdução do regime de créditos; Instituição dos cursos básicos, com disciplinas
    obrigatórias, eletivas e optativas; Cobranças de taxas dos alunos cujo poder aquisitivo de
    suas famílias são elevadas para o financiamento dos estudos dos alunos considerados
    pobres, ou seja, a privatização do ensino superior brasileiro, sua elitização; Ampliação do
    número de vagas já no vestibular de 1969, que seria de 110 mil
    CONCLUSÃO
    Núcleo de Tecnologia EducacionaA pesquisa sobre esta temática tem uma importância muito grande não só para a
    compreensão do processo histórica da vida acadêmica, mas também de todas as relações
    sócio-políca-economica-cultiral de um período bastante conturbado de nossa história
    recente. Se hoje a sociedade brasileira tem uma universidade pública para todos é graças a
    luta de toda uma geração de jovens idealistas, que inclusive, um número considerável deles
    tombaram durante estas lutas. È de suma importância que a sociedade brasileira não
    esqueça desta fase de nossa história,trabalhe cada vez mais para a construção de uma
    sociedade democrática, com plena cidadania para todos e por uma educação publica de
    qualidade,tirando lição dos jovens dos anos sessenta que lutaram por este ideal.
    .

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  9. A Origem dos números

    Neste trabalho, estudaremos a origem dos números ao longo da história da matemática dando maior ênfase a época e ao motivo pelo qual o homem criou cada um deles.
    Os primeiros a utilizarem símbolos foram os estudiosos do Antigo Egito. Eles passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos.
    Mas, o sistema de numeração tal qual o conhecemos hoje só estaria completo com a introdução do décimo sinal (o zero), o passo mais importante dado pelos hindus.
    São estes números criados pelos matemáticos da Índia e divulgados para outros povos pelo AL-Khowarizmi que constituem o nosso sistema de numeração decimal. Daí serem conhecidos como algarismos indo-arábicos.
    o número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisas.
    Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas no osso, etc.
    Os pastores primitivos, por exemplo, tinham um trabalho bem simples. De manhã bem cedo, ele levava as ovelhas para pastar. À noite recolhia as ovelhas, guardando-as dentro de um cercado. O jeito que o pastor arranjou para controlar seu rebanho foi contar ovelhas com pedras. Esse pastor jamais poderia imaginar que, milhares de anos mais tarde, haveria um ramo da matemática chamado Cálculo, que em latim significa contas com pedras.
    Assim, foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões, etc.


    Observamos com a pesquisa realizada que para chegarmos ao sistema de numeração que utilizamos e conhecemos nos dias atuais, os números passaram por uma grande evolução.
    Vários povos como, por exemplo, os egípcios e árabes, tiveram grande participação na evolução dos números, devido aos estudos realizados com o objetivo de compreender e dar respostas às necessidades sociais de seu tempo.
    Percebemos também que o conceito de número foi um dos primeiros conceitos matemáticos assimilados pela humanidade devido a necessidade do ato de contar, tornando-se, assim, objeto de estudo de vários pensadores.
    Contudo, entendemos que a utilização dos números como objeto usado para descrever quantidade, ordem ou medida é uma necessidade antiga, e foi esta necessidade que permitiu a evolução dos mesmos.

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  10. O PAPEL DO PROFESSOR NO COMBATE AO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR

    O uso de drogas cresce vertiginosamente entre nossos jovens nos dias atuais.

    Muito desse comportamento leva o jovem a não ter a perspectiva de futuro por se tornar um dependente químico e a não conseguir mais dar um direcionamento coerente a sua vida.

    Objetivo deste estudo é contribuir para a reflexão e prevenção do uso de drogas nas escolas públicas da cidade de Belém.

    Concluímos que nesse contexto é de fundamental a participação da escola, do professor e da família como orientadores para que possam em conjunto buscar prevenir que os jovens passem a consumir drogas, pois uma vez dentro dessa realidade, sair dela é quase impossível. É importante ressaltar que o problema do usuário de drogas é de toda a sociedade e não apenas dos pais e do próprio usuário

    No caso específico do professor, além das informações técnicas sobre as drogas, é necessário uma relação de proximidade com os alunos no sentido de identificar e orientar quanto ao consumo de drogas e suas consequências orgânicas e sociais. Este, contudo, não deve ser um trabalho isolado, mas parte de um plano maior que se encaixe no projeto político pedagógico da escola.

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  11. O PAPEL DO PROFESSOR NO COMBATE AO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR

    O uso de drogas cresce vertiginosamente entre nossos jovens nos dias atuais.

    Muito desse comportamento leva o jovem a não ter a perspectiva de futuro por se tornar um dependente químico e a não conseguir mais dar um direcionamento coerente a sua vida.

    Objetivo deste estudo é contribuir para a reflexão e prevenção do uso de drogas nas escolas públicas da cidade de Belém.

    Concluímos que nesse contexto é de fundamental a participação da escola, do professor e da família como orientadores para que possam em conjunto buscar prevenir que os jovens passem a consumir drogas, pois uma vez dentro dessa realidade, sair dela é quase impossível. É importante ressaltar que o problema do usuário de drogas é de toda a sociedade e não apenas dos pais e do próprio usuário

    No caso específico do professor, além das informações técnicas sobre as drogas, é necessário uma relação de proximidade com os alunos no sentido de identificar e orientar quanto ao consumo de drogas e suas consequências orgânicas e sociais. Este, contudo, não deve ser um trabalho isolado, mas parte de um plano maior que se encaixe no projeto político pedagógico da escola.

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  12. Joselene Oliveira1
    CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOGAL

    INTRODUÇÃO

    A exploração predatória do homem sobre a Terra alterou profundamente o meio ambiente nos últimos séculos, colocando em risco o futuro da sua e das demais espécies que, com ele, habitam o planeta e o aquecimento global é considerado hoje um dos maiores impactos
    em consequência dessa exploração e o mais preocupante, pois a cada
    dia que passa sentimos na pele as conseqüências desse problema que afeta todo o planeta. Uma serie de gases que envolvem a Terra provocam o efeito estufa, semelhante ao utilizado para cultivar certas plantas. Os principais desses gases são o vapor d’água(H2O), dióxido de carbono(CO2 ), nitrogênio(N2), metano (CH4) e ozônio(O3). Os raios solares que atingem a Terra são emitidos de volta, mas parte deles é retido por essa camada de gases, provocando o aquecimento da Terra e essa interferência está alterando o meio ambiente e a evolução natural do planeta colocando em risco a biodiversidade terrestre. Este trabalho tem como objetivo entender o que é aquecimento global, conhecer algumas causas e compreender a importância da necessidade de modificar a atitude do ser humano para reverter ou amenizar esse quadro assustador.É fato que o planeta Terra está passando por mudanças ambientais importantes. O marco inicial desse processo é a Revolução Industrial, que data do século 19. Foi nessa época que as fábricas começaram a demandar mais recursos naturais para produzir bens de consumo. O principal impacto da crescente atividade fabril - em vigor até hoje - foi o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera (veja o infográfico), especialmente do dióxido de carbono (CO2) produzido na queima de combustíveis, como o óleo diesel e a gasolina. Não por acaso, o último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), de 2007, aponta o dióxido de carbono como um dos principais vilões do aquecimento global e recomenda que as emissões sejam reduzidas à metade. Para o órgão, a maior autoridade no tema, há 90% de chance de o aquecimento do planeta ser provocado pelo acúmulo desse gás na atmosfera.Segundo o meteorologista e pesquisador Marcos Sanches, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, a 230 quilômetros de São Paulo, a concentração de CO2 aumentou 37% entre 1750 e 2007 (saltou de 280 ppm - partes por milhão - para 383 ppm).


    CONCLUSÃO

    Nesta pesquisa pude perceber o quanto vem crescendo assustadoramente a concentração de gases estufa na atmosfera, causando assim um aumento de temperatura. Núcleo de tecnologia educacional. Aprendi que com a emissão e o acúmulo desses gases ocorrem mudanças climáticas com várias conseqüências como o aumento do nível do mar, inundação das cidades litorâneas, maior freqüência de tempestades nas regiões tropicais, maior aridez nas regiões temperadas e que existem várias alternativas que podem mudar essa situação como instalar filtros especiais nas chaminés das fábricas e nos canos de escapamentos dos carros, frear o desmatamento e as queimadas, diminuir o consumo de combustíveis fósseis, utilizar fontes alternativas de energia (solar e eólica) e coleta seletiva do lixo.
    Acredito que com o conhecimento adquirido poderei propiciar aos meus alunos uma experiência diferenciada na qual o meio ambiente seja o foco, para desenvolvimento de conceitos, atitudes e posturas de vida que valorizem a preservação da natureza. Incentivando e despertando sua atenção para que o mesmo reflita que a natureza e suas riquezas são um patrimônio de toda a humanidade. Todos têm direito a ar puro, água, qualidade de vida etc. Mas para dispor deles é preciso, acima de tudo,
    conhecê-los e respeitá-los.

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  13. A violência na escola

    O cenário brasileiro está cada vez mais repleto de injustiças sociais, trazendo consigo a violência que reflete na nossa sociedade. A maioria das crianças brasileiras estão nesta realidade sendo expostas a todos os males do mundo moderno.
    Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador e seu círculo vicioso. A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo - nem sempre as consegue justificar - prefere se manter afastado dos demais colegas.
    O agressor é temido pelos demais, manipula seus espectadores - que o auxiliam em suas práticas- anda sempre em grupos, não suporta ser contrariado, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo, seu tom de voz é grosseiro, aparece com pertences, lanches de suas vítimas - alegando ter sido presenteado por elas.
    O espectador assiste a tudo na maioria das vezes sem se manifestar, em alguns casos participa como cúmplice das agressões temendo contrariar o agressor,que por sua vez se voltará contra ele. As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações e várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa.
    Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos - nesse caso, ela poderá até optar pelo suicídio.
    Talvez guarde essa mágoa durante anos e de repente, em um momento de explosão, invada sua escola atire nos colegas e em quem atravessar seu caminho, passando da condição de vítima para agressor - todavia sempre que a vítima opta por matar, ela pratica o suicídio em seguida.
    Pode ser também que a vítima não consiga reproduzir seus maus tratos ao seu agressor, mas o fará assim que encontrar uma pessoa mais fraca do que ela, estabelecendo assim o tão temido círculo vicioso do Bullying. É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que um dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir física e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizar-los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
    A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade. É necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Conseqüentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.

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  14. Olá pessoal
    Muito boa suas contribuições e com certeza bastante significativas para todos da turma.
    Abraços
    Profª Maria do Carmo

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  15. Olá Mário Jorge

    Você pode melhorar a formatação de seu texto. Caso desejar, é só postá-lo novamente. Depois fazemos a exclusão deste.
    Um grande Abraço

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  16. O domínio das tecnologias faz parte do nosso cotidiano. Por isso a necessidade das escolas se aparelharem tecnologicamente para darem uma formação adequada a seus alunos,preparando-os para o exercício da plena cidadania.

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  17. Violência nas escolas
    Nos últimos anos, a violência tem sido experimentada também como um problema educacional, seja por sua emergência dentro da própria comunidade escolar, violência na escola. Entretanto o objetivo dessa pesquisa é desenvolver ações de promoção e garantia de direitos, especialmente de combate à violência e de valorização da vida.
    Os adolescentes vivem em grupo e se não for orientado, este grupo se transforma em gangue. Infelizmente, a escola se tornou um espaço para a transformação do grupo saudável em gangue porque não há atividades para o adolescente fazer e aparecer na escola. A única atividade é se sentar e copiar, em espaço fechado, com dezenas de alunos. Ninguém agüenta uma atividade dessas, por muitas horas e a reação é a indisciplina, a agressão, a crueldade, a tortura, a violência, a depredação.
    Agora, para que os grupos de adolescentes não se transformem em gangues nas escolas, é necessário ter projetos de grupo, com atividades competitivas, semanais, para a Escola. Estas atividades são, por exemplo: festivais de músicas, de poesias, artes plásticas, teatro, artes visuais, apresentação de redações, festas juninas, brincadeiras entre salas, piquenique, gincanas, campeonatos esportivos, festas etc., com grêmios estudantis funcionando e atuantes.
    Mas, com um detalhe fundamental: as regras para estas atividades devem ser construídas pelos adolescentes e, nunca, jamais, pelos adultos. Quando o adulto diz como deve ser feito, os adolescentes reagem, não aceitam, não se empenham, fazem por fazer, porque são obrigados. O único papel do adulto é incentivar, acompanhar, orientar e nunca determinar como deve ser.
    Na educação hoje não há uma política de grupo para os adolescentes aparecerem. Onde há ausências de políticas públicas e educacionais para a escola, há violência. Para combater as gangues, a escola pública está sendo acompanhada pela polícia. A educação passou a ser discutida por delegados e não mais por pais, mães e responsáveis, nem por artistas, poetas, músicos, escritores, bibliotecários, pedagogos, filósofos, professores, mestres e doutores em educação. Mas não é culpa das famílias, nem dos adolescentes, nem de professores, diretores e policiais.
    O centro da política educacional hoje é não reprovar aluno, é manter o aluno na sala de aula, não dar notas vermelhas, é o professor não faltar, não ficar estressado, nem doente. As conseqüências dessa política levaram a população a descobrir que não precisa da escola para progredir na vida, mas precisa do diploma. Para ela, a escola se tornou em órgão expedidor de diplomas, perdendo sua função de ensino-aprendizagem. O analfabetismo funcional é uma das provas disso.
    Com urgência, precisam-se ter políticas educacionais competitivas para os adolescentes e para a Escola. É dever do Estado e não de escolas isoladas ou de diretores e professores, como acontece hoje.

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  18. Tema: Gravidez na adolescência
    Para a jovem mãe filho é benção ou maldição?
    Introdução: Na tentativa de expor a 2º séria do Ensino Médio os fatores que levam muitas jovens a se tornarem mães e praticarem o aborto, tem como o objetivo e conscientizar as meninas e os rapazes da importância do uso do preservativo como também da importância de uma vida.
    Desenvolvimento: Para a jovem mãe filho é benção ou maldição?
    A um filho é segundo a Bíblia um herança de Deus, um presente para quem o concebe, sendo bem criado e educado se tornará um pessoa confiável e honesta, alguém que trará felicidade e orgulho à mãe, mas para muitas jovens mães não é bem assim. Por quê?
    Infelizmente a gravidez na adolescência é um problema que já se tornou extremamente comum e a cada dia que passa, o numero de jovens grávidas aumenta ainda mais, além disso, elas estão engravidando cada vez mais cedo. Quando uma jovem engravida precocemente isso pode significar uma grande perda sobre as oportunidades que a vida pode lhe oferecer, principalmente em relação ao mercado de trabalho e aos estudos ou não, se a família ajudar,a mãe terá oportunidade de prosseguir seus estudos mesmo com a criança pequena, terá a chance de trabalhar, entrar na universidade mesmo com a criança pequena .
    Apesar de todo o trabalho realizado para a conscientização dos jovens em relação a este problema, muitos ainda não tomaram conhecimento do risco que eles correm ao não se previnem para que isso aconteça. A prevenção além de evitar uma gravidez indesejada, ela também pode prevenir os jovens contra as terríveis DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que assolam grande parte da população brasileira. Alem disso, muitas jovens acabam tomando a decisão desesperada de abortar a criança, o que pode trazer vários problemas físicos e psicológicos para a mesmo, a principio isso não ira lhe causar transtornos mais futuramente isso pode pesar em sua identidade no qual muitas que já praticaram este crime tem que passar por tratamento psicológico para que possam esquecer ou superar o trauma.
    Especialistas chegam a afirmar que jovens que possuem um bom diálogo com os pais e a escola também promovem campanhas de prevenção e todas as demais informações, há uma baixa probabilidade de acontecer uma gravidez precoce e também um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.
    Porém, quando a gravidez na adolescência é diagnosticada é necessário que faça todos os procedimentos do pré-natal, e o mais importante é que a jovem receba o apoio da família para que fique um pouco mais tranqüila, por isso é necessário que a jovem mãe passe por acompanhamento psicológico para que ela possa entender melhor tudo o que esta acontecendo para que está no tome a atitude de abortar, e entenda que uma criança não é uma maldição ou um atrapalho em sua vida, mas sim uma benção de Deus, um presente, alguém que lhe trará felicidade.
    Mas, o fator indispensável as jovens e aos rapazes é o uso do preservativo que protege das doenças (DSTs) e previne a gravidez indesejada.
    Conclusão: Está pesquisa trouxe-me importantes conhecimentos sobre os motivos que levam uma jovem mãe praticar o aborto e como é possível evitá-lo se soubermos conversar com os nossos alunos, saber orientar e saber ser confiável. E para a disciplina em que eu trabalho os processos químicos mentais que provocam a atitude abortiva na mãe.

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