Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

II Semana - Atividade de prática pedagógica

Atividade de prática pedagógica: Lendo e Produzindo texto com o BrOffice Writer.
Para desenvolver esta atividade leia o texto: "Quem tem medo de Computador?" depois siga os seguintes passos:

1. Reflita sobre as seguintes questões:
a) Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?
b) De que forma as interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores?
c) Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?
d) De que maneira os conhecimentos construídos até agora podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais e melhorar a sua prática pedagógica?
2. Depois de refletir, elabore um texto, socializando com seus colegas, suas considerações pessoais. Para escrever seu relato, utilize o editor de texto BrOffice.org Writer. Salve seu texto na sua pasta, poste-o aqui e envie-o, como anexo, para o email de seus formadores: anilzab@gmail.com e profmcarm@gmail.com

16 comentários:

  1. A internet é um meio de comunicação à distância transmitida por computador para que as pessoas possam se comunicar estando perto ou longe de quem está se comunicando.
    Tendo em vista a necessidade de se trabalhar a “Comunicação Virtual” em sala de aula como um conteúdo colaborador para a transformação num ambiente escolar, é que pretendo, auxiliar meus alunos e orientá-los no Laboratório de Informática para onde eles possam desenvolver suas habilidades com mais eficiência, pois essa prática lhe servirá tanto para o convívio do lar quanto para a comunicação do mundo, pois esses são os espaços que colaboram para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à comunicação.
    A internet é um meio de comunicação à distância transmitida por computador para que as pessoas possam se comunicar estando perto ou longe de quem está se comunicando.
    Tendo em vista a necessidade de se trabalhar a “Comunicação Virtual” em sala de aula como um conteúdo colaborador para a transformação num ambiente escolar, é que pretendo, auxiliar meus alunos e orientá-los no Laboratório de Informática para onde eles possam desenvolver suas habilidades com mais eficiência, pois essa prática lhe servirá tanto para o convívio do lar quanto para a comunicação do mundo, pois esses são os espaços que colaboram para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à comunicação.

    ResponderExcluir
  2. O mundo se modernizou trazendo consigo tecnologias que surgem com o propósito de melhorar a vida do ser humano em seus mais variados aspectos. Observamos em nosso cotidiano instrumentos, máquinas e ferramentas capazes de acelerar processos que levariam horas e quem sabe até dias ou meses para serem concluídos. A medicina e a farmacologia tiveram seu “boom” tecnológico conseguindo com isso ganho de tempo e melhoria na resposta em tratamentos de doenças antes tidas como fatais. A indústria de alimentos com a conservação e a modificação de culturas deu ao ser humano mais opções de gêneros com ganho de qualidade, higiene e sanitização.
    Nessa ótica temos a educação apoderando-se de ferramentas dantes jamais pensadas em seu contexto sendo capazes de transforma a abordagem de uma questão tão discutida no meio profissional e acadêmico: as metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Muito se tem discutido acerca do tipo de aula que temos nos dias de hoje, pois se pergunta o que tem gerado o desinteresse do aluno em adquirir novos conhecimentos, o que faz de nossas aulas momentos tão menosprezados pelos alunos? Seria culpa única e exclusiva deles?
    Penso e permito-me conjecturar que um dos fatores seria justamente a monotonia do quadro e giz, “aqueles” tidos como únicas ferramentas disponíveis à profª. Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte. Falta, para muitos, planejamento e dentro deste a utilização de novas tecnologias educacionais, daí podemos citar o computador, a internet, sistema de TV e som, data show, DVD, enfim, algo que está posto diante de nós que precisa sobrepor-se ao muro da dúvida ou da indiferença.
    Digo isso porque muitos educadores não têm intimidade com os recursos, no entanto, outros trabalham na frente de batalha no quesito rejeição/resistência, afirmam simplesmente que nunca precisaram de tais recursos e não é agora no fim de suas carreiras docentes que se apossarão dos mesmos. Ledo engano, caros amigos, temos que tomar posse dessas ferramentas e inseri-las em nossas aulas tirando nossos alunos da abstração envolvendo-os através do lúdico e do concreto.
    Temos que utilizar e-mails, twitter, youtube, Google doc’s, e muito mais, todos para estreitar a relação com alunos e demais profissionais da educação criando redes sociais para disseminação de conhecimento, troca de experiências, interação e iteração, de maneira que nossa prática pedagógica tenha um “upgrade” em sua qualidade.
    Piaget, Paulo Freire, por exemplo, contribuíram de forma substancial para a educação, cabe a nós contextualizarmos seus princípios e estudos em nossa sociedade, utilizando dentre outros o mundo virtual que se nos apresenta mostrando a revolução e a transformação no dia-a-dia de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  3. É curioso perceber o choque entre as gerações, especialmente quando se trata das novas tecnologias. As crianças de hoje já nascem na era digital e nós professores, que vemos essa tecnologia nascer, temos que nos adaptar a essa ferramenta.
    Vemos que esse novo gera insegurança para a maioria das pessoas e isso acontece com o professor também, mas o primeiro passo é se lançar no desafio de conhecer o seu manuseio e utilizá-lo como um bom instrumento para as aulas. São diversas as atividades que podemos desenvolver com o computador, desde o planejamento de aula até atividades com músicas, imagens...
    Dominar a técnica em nosso favor pode ser prazeroso para nós, assim como nossas aulas podem se tornar mais prazerosas e significativas para os nossos alunos. E um dos recursos mais utilizados na atualidade é a internet, pois suas ferramentas têm encurtado distâncias e aproximado pessoas, podemos pegar esse gancho também para nos aproximar dos nossos alunos, ajudá-los na interação entre eles, visto que as redes sociais já são realidade e podem ajudar na comunicação e disseminação de conhecimentos.
    Tudo que poderá ser utilizado a favor da educação vale a pena, os e-mails, por exemplo, podem ser direcionados para a construção de algumas tarefas, elaboração de projetos, pesquisas e agilizar a troca de informações. Além da aproximação com os nossos alunos, podemos também trocar conhecimentos com nossos colegas, realizar pesquisas, acessar bibliotecas do mundo inteiro, sites educativos, dentre outros.
    Diante das aulas no curso de educação digital estou sendo enriquecida em conhecimentos e estratégias, pois as próprias atividades desenvolvidas já são exemplos de como posso proceder no encaminhamento de tarefas e na troca de conhecimentos com alunos e colegas.Esse curso tem me dado indicativos de como melhorar a minha prática pedagógica.

    Elen Rosa dos Reis

    ResponderExcluir
  4. Vivemos num mundo globalizado, onde as tecnologias invadem nosso cotidiano e com isso percebemos o quanto é necessário nos aprimorarmos para alcançar a “era digital”. Entretanto, o professor deve estar em formação contínua para conduzir o aluno a uma aprendizagem atualizada.
    Com isso, novas ferramentas introduzidas no contexto de aprendizado pode afetar de maneira positiva e negativa a relação professor/ aluno. Sendo assim, é papel do professor conduzir de forma cuidadosa essa situação para que tais ferramentas não torne o aluno dependente, prejudicando o seu aprendizado e afastando-o do professor. Ao invés disso o que deve acontecer é tornar a aula mais dinâmica, interessante para o aluno, fazendo com que ele tenha contato com as ferramentas do mundo globalizado o que acaba por otimizar a relação professor/ aluno.
    Sabemos que nas atividades pessoais o e-mail possibilita a troca de arquivos em geral: fotos, mensagens de textos, etc, entre dois ou mais destinos, de forma que as pessoas mantenham contato, mesmo as que moram em países diferentes. Na vida escolar é semelhante, porém o enfoque é na troca de arquivo com conteúdo que vem facilitar troca de informações.
    Através do curso que estamos realizando, cada dia que passa adquirimos mais conhecimentos enriquecedores para que eu possa conduzir melhor essa prática.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade em que vivemos passa por um processo de transformação constante, muito rápida e profunda. Entre os agentes desta transformação podemos citar as novas tecnologias especialmente as ligadas à comunicação. A tecnologia digital não muda só o modo de se comunicar, mas a comunicação em si mesma. Diante disso a internet está criando nova forma de construir relações humanas, de pensar e de aprender.
    Nesta sociedade sabemos que a missão do educador é tão ampla como o mundo daí o professor em seu cotidiano escolar assumir o papel de mediador entre aluno x ferramentas (máquinas, programas e outros) fazendo com que o aluno busque subsídios oferecidos por tais ferramentas utilizando-se da pesquisa, e-mail etc. Este (e-mail) poderá ser usado não somente para comunicação, mas principalmente na troca de experiências e conhecimentos com o objetivo de se adquirir novos aprendizados.
    Todas estas ferramentas são de fundamental importância em nossa prática pedagógica, haja vista que hoje a criança, o adolescente, o adulto enfim toda a clientela que poderemos encontrar na escola busca por objetivos que lhes dão prazer e que lhes tragam o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.

    ResponderExcluir
  6. Apesar das novas tecnologias estarem revolucionando o mundo atual e em especial a educação, mas o educador ainda exerce função essencial nesse contexto, a de mediar o conhecimento e de manusear essas ferramentas, pois as mesmas só funcionam com o auxilio do ser humano.
    Então precisamos nos preparar, capacitando-nos para fazer uso com mais eficácia desses recursos tecnológicos, tão em evidência no nosso cotidiano. Buscando estratégias pedagógicas mais significativas, capazes de desenvolver no educando novas habilidades modificando assim o ambiente escolar e melhorando a relação professor/ aluno e
    aluno/ aluno.
    Podemos usar o e-mail nas atividades pessoais dos educandos e nas atividades escolares como forma de interação, possibilitando ainda diversas maneiras de comunicação, aprimorando sua linguagem, trabalhando a leitura, a escrita, a ortografia, tipos de texto, variedades lingüísticas e a socialização do educando.
    Tudo que aprendi até o momento servirá de base para o desencadeamento das atividades que realizarei em sala de aula com meus alunos, pois a cada dia há sempre um conhecimento novo que posso utilizar na minha prática pedagógica como as elaboração das avaliações, construção de tabelas, escrita e correção de textos, tradução de textos em inglês, espanhol e outros. Estou muito feliz com as novas descobertas e tenho certeza que à partir de agora posso compartilhar com outros educadores esse aprendizado.
    Joselene Oliveira

    ResponderExcluir
  7. O educador hoje enfrenta inúmeros desafios, vive sobre pressão frente a tantas mudanças e questionamentos da contemporaneidade. Dentre esses desafios , o de estar sempre atualizado a novas tecnologias para melhoria do seu desempenho nas salas de aula.
    A utilização de ferramentas didáticas, para auxilio nessa melhoria de desempenho sempre foi uma constante, como na utilização de livros diversos e jogos educativos. Mas com o avanço da tecnologia, outro aliado surge com muita propriedade, que é o computador. Essa, recente criação do homem auxilia muito na diminuição de tempo e na aplicação de diversas atividades cotidianas do professor. É muito importante desmistificar a utilização desse instrumento em nossas escolas para podemos evoluir e melhorar o desempenho na formação do alunado.
    A utilização do computador, o empenho na aplicação dessa ferramenta e suas nuances e disponibilidade em aprender, passam a ser um desafio constante para o profissional da educação, principalmente o professor, que é o elo de ligação entre o aluno e o conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. QUEM TEM MEDO DO DE COMPUTADOR.

    Marileia Corrêa Lima1

    Segundo o autor MACHADO João, os professores não precisam ter medo, e muito menos insegurança diante dos computadores, pois essas máquinas não irão substituí-los. Vieram para auxiliar na dinâmica pedagógica. Nesse sentido, as tecnologias são hoje, uma realidade concreta em nível mundial, que evoluem e disseminam-se de forma vertiginosa.
    Esse fato não pode ser ignorado pela escola, uma vez que esta tem a função social de preparar os indivíduos para conhecer e intervir socialmente de maneira crítica, e tal processo passa pelo conhecimento e uso responsável das tecnologias existentes, suas funções bem como, as ideologias que as permeiam . Desse modo, o papel do educador deve ser o de buscar conhecer e inserir-se nesse novo contexto, sem no entanto, deixar- se contaminar pelos modismos que o circundam, ou seja, as tecnologias devem constituir-se como um instrumento a mais de ensino, dentre outros que não podem ser relegados a segundo plano.
    As interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet se utilizada de forma pedagógica podem contribuir de forma positiva na relação entre educador e educando, facilitando a pesquisa a comunicação e o diálogo entre ambos. Esses recursos , levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22)
    O papel do educador está em orientar e mediar as situações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais habituados, surgindo mais facilmente a interatividade.
    As tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas e universidades. O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. O computador e todos os seus recursos proporcionados por esta máquina como os software, ou a internet é uma necessidade, pois nossos educandos estão agregados à tecnologia no seu cotidiano. A tecnologia precisa ser vivenciada por todos individualmente. Mas para isso é preciso esforço determinação e compromisso com a melhoria da qualidade da educação.

    ResponderExcluir
  9. Quem tem medo do Computador?

    São muitos os desafios do educador frente a tantas mudanças e questionamentos propostos pela nova conjuntura. Dentre elas, a utilização e inserção de novas tecnologias para dar conta da gama de atribuições que os professores e técnicos em educação se deparam.
    Para isso o comutador é um grande amigo na organização dessa árdua tarefa. Com auxílio do computador e seus diversos programas, os professores e técnicos podem realizar inúmeras atividades, que vão desde a elaboração de aulas até pesquisas mais consistentes com a utilização da internet. Se bem aplicada, a utilização dessa ferramenta, também auxiliará na diminuição do tempo na execução de tarefas. Mas nem sempre se pensou assim, a apesar desta invenção ser recente, muitas pessoas hoje não vivem mais sem esse recurso e outras se mostram bem resistentes a inserção dessa nova tecnologia nas salas de aula.
    Os profissionais da educação tem que se empenhar em desmistificar a utilização dessa ferramenta para podem atuar com mais propriedade em suas unidades de ensino e assim inserir o alunado, também no mundo digital.
    É um desafio ao profissional de educação utilizar-se de novas tecnologias, mas também é uma missão urgente, pois cada vez mais o mercado tecnológico avança e pede atualização, portanto buscar aprender é a solução para perder o medo de evoluir e desenvolver um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Quem tem medo de Computador?

    O mundo atual e globalizado estamos cercados de tecnologias: celulares, máquinas fotográficas e por fim o computador, neste cenário ninguém consegue vive sem um pc que facilita tanto a vida corrida do dia a dia.
    Nem desconfiávamos o que iria acontecer num futuro relativamente próximo quanto à utilização desses equipamentos no cotidiano das pessoas. Hoje em dia há computadores em praticamente todos os setores produtivos, redes mundiais dessas máquinas estão interligadas distribuindo informação simultaneamente aos fatos e acontecimentos mais importantes, pesquisas são feitas através da Internet, pessoas se conhecem e até iniciam romances pelos sistemas eletrônicos que foram criado.
    No entanto, trabalhadores em educação acreditem, os computadores não irão substituí-los e nem, tampouco, vieram apenas para figurar como um modismo passageiro nas escolas. Essas máquinas vieram para ficar. Por esse motivo temos que nos adequarmos as estas tecnologias, não tendo medo, mais sim enfrentando este desafio tecnológico.

    ResponderExcluir
  11. O Professor e as Tecnologias.

    O conhecimento e sua produção são bastante dinâmicos. O professor como agente deste processo não deve estar imune a este contexto, pelo contrario, nele deve estar inserido. Nos últimos anos as ferramentas tecnológicas evoluíram consideravelmente. O computador e a internet estão neste contexto. O professor tem que estar consciente do seu papel.As tecnologias não o substituirá, pelo contrario, será um instrumento de ajuda importante no seu cotidiano de trabalho. O professor deve ser um curioso e penetrar neste mundo destas tecnologias, aprender a utilizar as suas possibilidades, desenvolver trabalhos em parceria com seus alunos e utilizar seus conhecimentos de informática para despertar o interesse dos mesmos para desenvolver seu potencial intelectual. O professor não deve temer ser substituído pelas máquinas, pelo contrário, deve aprender usá-la em do desenvolvimento melhor de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  12. A educação neste inicio do século XXI encontra-se diante de grandes desafios e um deles, sem dúvida é o conflito de gerações pais e professores analógicos x filhos digitais.

    Tal questão não representa um ataque de contra uma defesa. Na verdade, esse conflito tem que ser diluído e uma simbiose há de ser construída entre os envolvidos, pois, do contrário não haverá crescimento e um novo perfim de comportamento, de aprendizado, etc...vai acabar se estabelecendo.

    O educador já tem acesso a maioria das tecnologias disponíveis em sua área de atuação e onde está o problema? Em seu uso adequado. Não adianta trocar o TV e o projetor de slide pelo Datashow e o método não ser alterado. Para que isso ocorra o fundamental é a capacitação, por isso estamos participando deste curso, apesar de todos os sacrifícios que a nossa profissão exige.

    Francisco Augusto Paes

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE BELÉM
    PROESSORA MARIA DOCARMO ACÁCIO
    ALUNA ROSIVALDA LOPES DE MELO
    DATA 13/06/2011
    TEXTO: QUEM TEM MEDO DE COMPUTADOR
    ROCHACOSTA9@HOTMAIL.COM-WINDOWSLIVE
    O professor e o computador


    A parafernália chegou para serem usadas:note book,monitor,teclado,CPU,modem,scaner,mídias em geral e eles estão por toda parte:na escola,lojas,farmácias,entre outros.mas, eles de modo algum funciona sem as mãos do homem. escolares
    O medo é uma atitude de defesa de algo desconhecido,mas se o docente buscar informações sobre esta máquina,como funciona tal tecnologia ,pois descobrirá que é mais uma ferramenta de trabalho,tanto quanto uma lousa e giz,um livro didático,porém nos possibilitam objetivos.
    “Temos que aprender a ‘plugar’ nossos equipamentos para que eles facilitem a nossa vida e o nosso trabalho.Assim diz Machado João Luiz.Isso significa que,o computador pode ser útil a vida de todos os profissionais,inclusive os professores,porque existem programas ou software exclusivo a educação,o Linux.Este sistema operacional apresenta uma variedade de aplicativos,o boto set,ubuntum,em que há uma grande riqueza de informações,destinadas as disciplinas do currículo escolar.
    Dessa maneira , os professores e alunos poderão aproximar-se cada vez mais,pois há méis de comunicação mais rápida e em tempo real,através da internet,os quais encurta distancias,os quais são:ochat,o MSN,os blogs.Em fim,as facilidades são muitas e quem não domina estes recursos,torna-se uma pessoa antiquada,ultrapassada em seu modo de agir e pensar.
    O professor só poderá vir a ser excluído se ele não procurar a capacitação.Por tudo isso,é preciso que os docentes busquem a formação continuada,em cursos de informática,pós graduação,participando de palestras,,conferências entre outros.Como diz Paulo Freire,”ensinar exige pesquisa,diálogo,competência”para dar mais significado ao ensino-apredizagem e melhorar a qualidade do trabalho do professor.

    ResponderExcluir
  15. Atividade de prática pedagógica: Lendo e Produzindo texto com o BrOffice Writer, a partir do texto :Quem tem medo de computador?

    O papel do educador é fundamental no contexto das novas tecnologias,pois através dos computadores eles poderão fazer relatos de aulas, postagem de figuras de acordo com o tema estudado, etc.
    As novas tecnologias pode modificar a relação entre o professor e o aluno, através dos e-mails, blogs,chats. Transformando sua maneira de transmitir sua informação em sala de aula, utilizando o e-mail para enviar trabalhos, apostilas, respostas de atividade facilitando o dialogo entre aluno e educador. Entre tando o conhecimento que tenho construído juntamente com meus colegas do NTE e minhas professoras Anilza e Maria do Carmo, me fez refletir o meu conceito como educadora, pois sei que o meu papel não é só transmitir conhecimento, mas sim transmitir informação e levar o aluno a transformar a informação em conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. Quem tem medo do computador?
    Atualmente a Comunicação Digital, faz parte da vida das pessoas.Muitas vezes nem nos damos conta disso e até deixamos para depois ou sobrecarregamos alguém para verificar tal coisa na internet como um boleto, uma fatura que não não chegou em tempo hábil pelos correios e aí pedimos para uma pessoa da família ou um amigo ou então recorremos ao cyber. Precisamos urgentemente entender a necessidade de operar com essa ferramenta chamada COMPUTADOR.
    Nós educadores, sabemos que temos uma missão muito importante que é transmitir conhecimentos através de nossa prática pedagógica e que nosso aluno é a peça fundamental em nossa vida profissional, pois sem o educando não podemos exercer a função de educador.
    Portanto, precisamos nos afinar com essa ferramenta, a fim de transmitir esse conhecimento ao aluno no nosso cotidiano de forma prazerosa, pois sabemos, o quanto vai acrescentar na vida dessa criança ou do adolescente.
    .
    Portanto

    ResponderExcluir